MOM é um grupo de pesquisa do CNPq, criado em 2004, sediado pelo Departamento de Projetos (PRJ) e pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da Escola de Arquitetura da UFMG, com projetos de pesquisa financiados pela FINEP, pelo CNPq, pelo Instituto Libertas e pela FAPEMIG, e participação em projetos de extensão financiados pela Sedru e pelo MDIC.
Objetivo central do MOM é investigar processos de produção de moradias, do seu ambiente urbano e de outros espaços cotidianos, tendo por horizonte a autonomia dos moradores, construtores diretos e grupos primários, a economia social e processos construtivos de impacto ambiental controlado. As pesquisas são destinadas sobretudo a pessoas que, hoje, ou produzem suas moradias informalmente, com a escassez de recursos financeiros, técnicos e jurídicos nisso implicada, ou se submetem a empreendimentos formais nos quais têm pouco poder de decisão.
Os pontos de partida teóricos das pesquisas do MOM são discutidos no texto "Morar de outras maneiras: pontos de partida para uma investigação da produção habitacional".