El Metodo
A origem do Metodo está na primeira experiência profissional de Livingston: a produção de um grupo de moradias na cidade de Baracoa, na ilha de Cuba na década de 60. Segundo seus relatos, essa experiência foi marcada pelas contradições de um arquiteto recém formado, trabalhando para operários da construção civil que ali deveriam executar suas próprias casas. Mais tarde, trabalhando com demandas de menor porte para a classe média de Buenos Aires, Livingston aprimorou e sistematizou o Metodo. Ele o denomina participativo, pelo fato de os projetos serem desenvolvidos com ampla participação dos usuários na definição das demandas e na escolha de soluções.
Para efetivar essa participação, é fundamental que o arquiteto aprenda a ouvir o seu cliente. Além disso, desde o primeiro contato, o cliente deve compreender que o trabalho seguirá um método, no que consiste e como funciona cada uma de suas etapas. Livingston considera que um dos principais problemas entre clientes e arquitetos é a insegurança de ambas as partes. Assim, a própria explicitação de um método ou sistema de trabalho já é parte do Metodo, pois estabelece claramente uma estrutura e um objetivo compartilhados.
O Metodo é composto de oito passos, agrupados em duas etapas. A primeira etapa inclui Pre-entrevista, Premera Entrevista, Sitio y Cliente, Presentación de Variantes, Devolución e Ajuste Final. A segunda inclui a Escuta e a Entrega para Manual de Instrucciones. Os três primeiros passos da primeira etapa são uma espécie de coleta de dados e os três últimos juntamente com a segunda etapa abrangem atividades que a prática convencional considera a essência do trabalho do arquiteto, embora o faça com premissas e resultados não convencionais.
Para acessar o resumo de “El Metodo”, clique aqui.