Aprenda SketchUp

SketchUp é um programa gratuito para a criação de modelos tridimensionais (3D) no computador. Com ele, você pode ver e manipular os componentes construtivos do IDA e muitos outros modelos disponíveis num armazém online. Você também pode criar modelos novos para inserir no IDA e disponibilizá-los para outros usuários.

Passo 1: Baixar o programa no seu computador (Download)

  • Vá para a página do Sketchup 6 em português. (Se quiser mudar a língua para inglês, clique na caixa "Alterar idioma" na parte superior direita da página. Aparecerá o SketchUp 7, que ainda não existe em português. A diferença entre as duas versões é mínima.)
  • Leia a licença e clique em "Aceitar fazer o download".
  • Se o download não começar automaticamente, você encontrará no primeiro parágrafo do texto um link para tentar novamente. O mesmo texto traz outras instruções úteis para resolver eventuais problemas no download.
  • Quando o download começar, aparecerá uma janela para você escolher onde quer salvar o instalador. Escolha a Área de Trabalho.
  • Quando o download terminar, aparecerá na Área de Trabalho o instalador do programa.

Passo 2: Instalar o programa no seu computador

  • Clique duas vezes no ícone na Área de Trabalho.
  • Siga os passos da instalção, clicando no botão "Next" (Próximo).
  • No segundo passo aparece uma explicação da licença do programa. Assinale a caixa "I accept the terms in this Licence" (Eu aceito os termos dessa licença). Depois clique em "Next" (Próximo).
  • Quando a instalação terminar, aparecerão três novos ícones na Área de trabalho. Você usará apenas o SketchUp 6.

 

Passo 3: Iniciar o programa

  • Clique duas vezes no ícone SketchUp 6 para iniciar o programa.
  • Ao iniciar o programa irá aparecer uma janela de configuração padrão. Escolhe visualiação em perspectiva e como unidade padrão centímetros. Essa configuração pode ser alterada depois que iniciar o programa.
  • Para alterar a unidade de medida clique em Janela na parte superior da tela e em Informações do Modelo. Irá abrir uma janela clique na aba Unidade e escolha a unidade adequada.
  • Na parte superior da tela estão as ferramentas que iremos trabalhar. No meio da tela, há uma pessoa. Ela dá uma noção de tamanho do espaço visto.
  • As três linhas coloridas são os eixos:
    Azul: Eixo Z, vertical, prumo.
    Vermelho: Eixo X, direita e esquerda, horizontal, nível.
    Verde: Eixo Y, atrás e na frente, horizontal nível.
  • Percebe na imagem acima que existe uma janela chamada Instrutor, sempre que clicar em uma ferramenta ele irá explicar como se usa essa ferramenta. Clique por exemplo na ferramenta Linha, que seu desenho é um lápis, e assita as instruções de como usar este lápis.

Passo 4: Ferramentas básicas

  Selecionar

Seleciona linhas e objetos. Para selecionar mais de uma linha ou objeto basta clicar apertando o botão "shift" do teclado.

 

Orbitar

Permite ver o objeto como se você estivesse andando ou voando em volta dele. Clique no objeto e arraste o mouse. Clicando duas vezes, ele irá para o centro da tela.
 

Zoom

Amplia ou reduz a imagem. Clique no objeto e arraste o mouse: para cima, o objeto aparecerá maior; para baixo, aparecerá menor.
  Panôramica
Arrasta a imagem em qualquer direção.

 

Passo 5: Ferramentas de desenho

  Linha
Para fazer uma linha basta clicar uma vez no ponto onde começa a linha e clicar outra vez onde terminar a linha. Ao desenhar perceba que irá aparecer uma linha pontilhada das cores ou azul, ou verde ou vermelha, isso indica que a linha está seguindo os três eixos da tridimensionalidade. É recomendável seguir estas direções.
  Retângulo Com dois cliques é possível desenhar qualquer quadrilátero. Para desenhar com medidas exatas clique uma vez digite a medida de um dos lados, acreste vírgula, digite a outra medida do quadrilátero e aperte o botão enter do teclado. Na parte inferior do lado esquerdo da janela do programa existe uma caixa de diálogo onde irá aparecer as medidas digitadas.
  Circulo Clique uma vez para marcar onde será o centro do círculo e outro clique para finalizar o desenho. Para medidas exatas clique uma vez digite o valor do raio do círculo e clique enter.
  Apagar
A ferramenta apagar por linhas, basta clicar em cima da linha.

 

Passo 6: Ferramentas de transformação

  Puxar/Empurrar Com esta ferramenta é possível dar volume aos planos. Basta clicar na área da figura e arrastar o mouse e finalizar o desenho com outro clique ou digitando a medida na caixa de diálogo. Por exemplo, desenhe um círculo e depois com esta ferramenta clique dentro do círculo e arraste o mouse para cima, e desenho final será um cilindro.
  Mover/ Copiar Ferramenta para mover linhas ou objetos. Basta clicar na linha ou selecionar todo o desenho com a ferramenta select e depois escolha a ferramenta de mover. Para copiar um objeto selecione ele, escolha a ferramenta move aperte alt do teclado, clique no objeto e arraste. Ao clicar em alt perceba que irá  aparecer um mais no mouse.
  Rotacionar Ferramenta pra girar os objetos nos eixos azul, verde ou vermelho. Selecione o desenho com a ferramenta select e depois com a ferramenta rotate gire o objeto. Para girar ângulos exatos clique uma vez no objeto selecionado digite o ângulo desejado e aperte enter.

 

Vídeos

Complementares

  • Grupo + Componente: uma maneira para juntar linhas, planos e objetos e evitar que eles se misturem. Para formar um grupo selecione todo o desenho clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Make Group ou Make Component. Quando transformar um quadrado (quatro linhas e um plano) em um desses grupos ele passará a ser apenas um objeto e não cinco (quatro linhas mais um plano). Para entender a diferença entre grupo e componente assista o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=59kSDnc0jo8&feature=related.
  • Camadas: a tradução de layer para o português é camadas. Para trabalhar com as layers clique em Window>Layers, irá aparecer uma janela onde é possível criar, dar nome e apagar as layers. Primeiro perceba que ao lado esquerdo do nome da layer está indicado em qual layer você está trabalhando, assim tudo que desenhar estará dentro dessa layer. O segundo ponto é que ao lado direito da layer existe um quadrado indicando se a layer está visível ou não, se desmarcar este quadrado tudo que está na layer irá sumir da tela. No sketchup é possível e recomendável desenhar cada objeto em uma layer. Por exemplo, se for desenhar uma porta crie uma layer chamada portas, e sempre que for desenhar uma porta selecione a layer portas e desenhe a nova porta. Antes de desenhar qualquer objeto olhe em qual layer está trabalhando.
    O vídeo a seguir explica como trabalhar com layers. É um vídeo em inglês, mesmo que não entenda a língua é possível saber como trabalhar com as layers, basta acompanhar o vídeo com o programa aberto e seguir os mesmos passos do tutorial.
    http://www.youtube.com/watch?v=7swKSFCE3AU
    Este mostra a função da caixa de layer:
    http://www.youtube.com/watch?v=cPrwKDmDCUo&feature=relate