JUNTAR AS PEÇAS

Depois dos encaixes cortados, para juntar as peças são necessárias barras rosqueadas de aço, porcas e arruelas. As ferramentas utilizadas para juntar as peças são a furadeira, formão, cegueta e a chave de boca.

O tímpano mais próximo da “boca de peixe”deve ser quebrado. Para isso, pode ser usado um pedaço de madeira e bater até quebrar.

Pode ser usado também o formão com a marreta.

Devem ser feitos dois furos próximos ao nó na transversal da peça, no sentido do diâmetro. [ver vídeo]

Nesses furos deve ser introduzida uma barra rosqueada de aço, e aparafusada dos dois lados. É necessário que essa barra esteja perto do nó pelo fato desse ser a parte mais resistente do colmo.

Deve-se, então, colocar a arruela e depois a porca.

A porca deve ser apertada até o bambu estalar.

A sobra da barra rosqueada deve ser cortada. Isso pode ser feito com uma cegueta.

 

Na peça que vai receber a outra com a boca de pescado, é necessário projetar com o lápis de carpinteiro o círculo onde vai haver o encaixe. No centro desse círculo, deverá ser feito um furo atravessando a vara e chegando ao outro lado, no sentido do diâmetro também.

Para unir as peças de bambu, será utilizada uma barra rosqueada com uma curva em sua extremidade para “pescar” ou prender na outra barra rosqueada que foi presa na seção transversal da peça a ser encaixada. Para se fazer a curva nessa barra rosqueada, pode-se usar um cano metálico para entortá-la. Essa ponta não deverá ser muito grande, podendo ter aproximadamente uns 8cm.
[ver vídeo]

Depois de se “pescar” com a barra rosqueada "entortada" a outra barra colocada na seção da peça, deve-se introduzí-la nos furos da peça que vai receber o encaixe e depois parafusá-la. 

Aspecto final do encaixe ortogonal.

Encaixes de peças não ortogonais.