1. Fossas sépticas

Autor: Lucimar Tunes Leite

Nome da Instituição respondente: Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR

Data de finalização: 09 de ago. 2006.

https://www.jmcprl.net/publicaciones/f05/fosaseptica.pdf

(acesso: 01/2007)

Esse é uma documento de resposta realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR.  Ele é uma Instrução para instalação de fossa séptica. Explica o funcionamento, o esgoto,  o tratamento e os tipos existentes de fossas sépticas.

Fossas sépticas são importantes para o meio ambiente, reciclagem e tratamento de resíduos. Pois evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo. Alem disso são benfeitorias complementares às moradias. São tanques enterrados, que recebem os esgotos (dejetos e águas servidas), retêm a parte sólida e deflagram o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente).  Mas é preciso que esses efluentes sejam infiltrados no solo, para que o processo biológico de purificação esteja completo e os riscos de contaminação eliminados.

 

2. Utilização de uma fossa séptica biodigestora para melhoria do saneamento rural e desenvolvimento da Agricultura Orgânica

Autores: Antonio Pereira de Novaes - Pesquisador Embrapa Instrumentação Agropecuária; Marcelo Luiz Simões - Assistente de Operações I Aluno em doutoramento do curso de Ciência e Engenharia de Materiais - IFSC/IQSC/EESC – USP; Ladislau Martin Neto - Pesquisador Embrapa Instrumentação Agropecuária

Paulo Estevão Cruvinel- Pesquisador Embrapa Instrumentação Agropecuária; Aleudo Santana - Médico/Fazenda Belo Horizonte; Etelvino Henrique Novotny - Pesquisador Embrapa Milho e Sorgo; Gilberto Santiago-  Engenheiro Agrônomo da Coplana; Ana Rita de Araújo Nogueira - Pesquisadora Embrapa Pecuária Sudeste.

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/44455/1/ComunicadoTecnico462002.pdf  (acesso: 01/2007)

Este trabalho trata-se de um estudo detalhado sobre as fossas sépticas biodigestora: sua importância, seu  funcionamento, indicando todos os passos para sua execução. Contendo alem dos materiais e instruções, analises comparativas da água após a substituição da “fossa negra” pela fossa séptica.

O biodigestor desenvolvido no trabalho tem dois objetivos: 1) substituir, a um custo barato para o produtor rural, o esgoto a céu aberto e as fossas sépticas e 2) utilizar o efluente como um adubo orgânico, minimizando gastos com adubação química, ou seja, melhorar o saneamento rural e desenvolver a agricultura orgânica.