PASSO A PASSO:
MISTURA MANUAL
Para misturar o concreto ou argamassa manualmente, inicialmente selecione uma superfície apropriada, por exemplo um contrapiso de concreto ou mesmo sobre um madeirite, é interessante que esta superfície esteja limpa, livre de terra ou matéria orgânica, e se possível que seja próxima ao local onde o concreto/argamassa será utilizado, evitando a necessidade de transportá-lo (IMAGEM 02).
Primeiro despeje a areia sob essa superfície, espalhando para formar uma camada de aproximadamente 15 cm (IMAGEM 03).
Sobre a areia, coloque o cimento, a cal e o impermeabilizante, de acordo com a utilidade pretendida para a massa em questão. As proporções de cada ingrediente recomendadas para cada aplicação da massa serão apresentadas na tabelo abaixo (IMAGEM 04).
Mexa os ingredientes, utilizando uma pá ou enxada, até formar uma mistura bem uniforme e novamente espalhe a mistura, formando uma camada de aproximadamente 15cm a 20cm.
Sobre esta camada, caso se trate da fabricação de concreto, coloque as pedras, misturando tudo muito bem (IMAGEM 05).
Então faça um monte com um buraco no meio e adicione a água aos poucos, misturando com cuidado para que ela não escorra (IMAGEM 06).
Pedra e areia limpas, sem argila ou barro, sem materiais orgânicos, como raízes, folhas, gravetos, etc. e sem grãos que esfarelem entre os dedos, produzem uma massa de superior qualidade. É interessante que também a água utilizada esteja o mais limpa possível.
É muito importante que a quantidade de água da mistura esteja correta, tanto o excesso como a falta são prejudiciais ao concreto. Excesso de água diminui a resistência do concreto. Falta de água deixa o concreto cheio de buracos.
MISTURA NA BETONEIRA
Antes de começar a misturar, a betoneira deve ser limpa. Estar livre de pó, água suja e restos da última utilização. Para tal basta colocar a betoneira em funcionamento com um pouco de água e ir renovando a água até que ela esteja limpa. É importante que esse processo seja realizado também imediatamente após o uso da betoneira, enquanto a massa ainda não está endurecida dentro dela.
O uso da betoneira facilita extremamente o processo da mistura, exigindo menor esforço físico e habilidade. Para obter uma boa massa basta que os materiais sejam colocados com a betoneira girando e no menor espaço de tempo possível.
Inicialmente coloque a pedra na betoneira, então adicione metade da água e misture por 1 minuto.
Depois, com a betoneira girando, coloque todo o cimento e misture por mais um pouco.
Por ultimo, coloque a areia e o resto da água, deixe a betoneira girar por mais 3 minutos antes de usar o concreto (IMAGEM 07, 08 e 09 e VÍDEO 01).
TRAÇO DA MASSA
Para cada tipo de aplicação da massa recomenda-se uma mistura de proporções diferenciadas, essa proporção é chamada traço. É interessante que essas proporções sejam seguidas para a obtenção de uma massa de melhor qualidade, evitando futuros problemas. Para saber qual o traço indicado para o massa que deseja orientamos a consulta às cartilhas:
- Curso de Capacitação: Projeto Casa
- Mãos à Obra: Dicas Importantes para Você Construir ou Reformar sua Casa. |