processo MURO DE ARRIMO
OBSERVAÇÕES:
Quando não há espaço suficiente para um talude, é necessária a construção de um muro de arrimo. É muito importante que esse muro seja forte e resistente, pois seu desmoronamento significa um grande risco de acidentes graves. Um muro de arrimo resistente é uma estrutura cara, pois necessita de muita ferragem.
INSTRUMENTOS: Carrinho de mão, pá, colher de pedreiro e prumo.
MATERIAL NECESSÁRIO: Ferragens, concreto, massa de cimento, blocos de concreto, fio de nylon.

PASSO A PASSO:

Existem várias maneiras de construir um muro de arrimo, variando de acordo com sua altura, o tipo de solo que sustenta e sua forma. No entanto existem dois pontos fundamentais que ajudam a garantir um bom muro de arrimo: base e drenagem.


É interessante é concretar uma base para o muro de arrimo como representado na IMAGEM 01, pois assim o peso da camada de terra que se encontra sobre esta base (área tracejada em vermelho na IMAGEM 01) funciona como se fosse parte do muro, ajudando a torna-lo ainda mais resistente.


Apenas construir uma parede de tijolos não segurará o peso da terra encharcada nos períodos de chuva, é preciso que a água que infiltra na terra tenha por onde se escoar, ou seu peso jogará o muro no chão, para isso existem algumas técnicas que trataremos em sequencia.

Aqui mostraremos como exemplo o passo a passo para a construção de um muro de arrimo linear de 3m de altura em terreno pedregoso:


Inicialmente cave uma vala em toda a extensão do muro, lembrando que após a concretagem da base ela deve ser coberta por terra, portanto a camada de terra atrás do muro (área tracejada em vermelho na IMAGEM 01) inicialmente é retirada, mas deve ser reservada para ser recolocada no lugar mais tarde.


No caso apresentado como exemplo a base do muro mede aproximadamente 1/3 da altura do muro.


Em seguida é preciso dobrar as ferragens como mostra a IMAGEM 02 e posiciona-la na vala como nas IMAGENS 03 e 04 (ver processo ARMAÇÃO DE FERRAGENS).


Uma vez posicionada a ferragem concrete a base do muro (IMAGEM 05) (ver processo CONCRETAGEM). E então inicie o posicionamento dos blocos de concreto, para isso é preciso que em cada cavidade do bloco estejam uma ou duas ferragens (VÍDEO 01).


Nesse caso específico, devido a necessidade de passar a ferragem pelos orifícios dos blocos, tem-se um resultado final em que eles se encontram uns em cima dos outros, alinhados e não intercalados. Mas, sempre que possível, deve-se optar pelo assentamento intercalado dos tijolos, pois isso ajuda a parede a trabalhar como um todo e se tornar mais resistente.


A cada fiada concrete o interior das cavidades dos blocos (IMAGEM 06 e 07) e não se esqueça de confirir se eles se encontram no prumo (IMAGEM 08) e alinhados (ver processo ASSENTAMENTO DE ALVENARIA).


Antes de iniciar a fiada seguinte posicione duas ferragens também na horizontal (IMAGEM 09) e finalmente termine o acabamento do muro preenchendo com massa as juntas que estiverem abertas (VÍDEO 02).

Antes de recolocar a terra de volta em cima da base do muro de arrimo é preciso pensar na drenagem:


É recomendado que a parede de blocos reforçada seja impermeabilizada principalmente do lado em que ficará em contato com a terra, evitando a ação da umidade sobre ela.

Essa impermeabilização pode ser feita utilizando mantas asfalticas que, apesar de mais eficientes, são mais caras, ou simplesmente através de um tipo de pintura especial utilizando um “revestimento impermeabilizante cristalizante e semi-flexível”, um pó que ao ser misturado na água pode ser manipulado como uma tinta. Deve-se pintar com esta “tinta” toda a extensão da parede de blocos (IMAGEM 10).


Uma vez impermeabilizada a parede, um cano de PVC com furos deve ser posicionado no encontro entre a parede e a base do muro de arrimo, esse cano deve terminar do outro lado do muro, em uma calha que o leve até a sarjeta da rua, por exemplo.


Acima do cano e em toda a base do muro deve ser colocada uma camada de brita seguida de uma camada de areia e só então a terra pode ser recolocada em seu lugar, tomando o cuidado de compacta-la a cada camada de aproximadamente 20cm.

Sempre que for construir um muro, seja ele de arrimo ou de divisa. Procure posicionar os tijolos sempre na vertical (IMAGEM 11) e não seguindo o relevo (IMAGEM 12), pois assim a força de gravidade trabalha a favor da estabilidade do muro e não exerce sobre ele esforços extras.

imagem 01

imagem 02

imagem 03

imagem 04

imagem 05

vídeo 01

imagem 06

imagem 07

imagem 08

imagem 09

vídeo 02

imagem 10

imagem 11

imagem 12