COMPORTAMENTO DA ÁGUA NA BACIA

A animação ilustra o comportamento da água sobre o relevo da bacia do Cercadinho. As bolinhas representam as águas de chuva.

Da chuva que cai numa bacia, uma parte infiltra, fica armazenada no subsolo e vai compor os aquíferos; uma parte evapora; e, outra parte escoa superficialmente pelas linhas de drenagem em direção aos cursos d’água, com maior ou menor velocidade conforme as características do relevo.

A água sempre escoa dos terrenos convexos, que são as encostas e os espigões ou linhas de cumeada, localizados nas partes mais altas, para os terrenos côncavos, que são as linhas de drenagem ou talvegues, localizados nas partes mais baixas.Caso queira aprender a fazer um ensaio como o ao lado acesse o tutorial FAZENDO CHOVER

X

Aquífero

Reservatório subterrâneo natural, que se enche com a infiltração da chuva, responsável pela manutenção do suprimento estável de água para rios, lagos e nascentes durante o período de seca e pela absorção do excesso de água no período chuvoso.

X

Relevo convexo

Forma dispersora de água. Pode-se fazer analogia com os dois lados de uma colher. O lado onde se coloca a comida é o côncavo, e o outro, o convexo.

X

Relevo côncavo

Forma que concentra a água que cai no terreno, Pode-se fazer analogia com os dois lados de uma colher. O lado onde se coloca a comida é o côncavo, e o outro, o convexo.