FAZENDA DO CERCADINHO NO CONTEXTO DA BACIA

No final do século XIX, fazendas, como a do Cercadinho, eram pequenas unidades produtivas que para além das roças e das criações, eram compostas pela casa de morada do proprietário e por casas de agregados e outros trabalhadores, que compunham a pequena comunidade que aí vivia e trabalhava, mas também por construções de apoio e serviços tais como moinho, paiol, engenho e forno.

O mapa representa a Planta da Fazenda do Cercadinho em 1894, onde existiam duas casas de morada, a Fazenda Velha, de propriedade de Manoel Caetano, e a Fazenda Nova, de propriedade de Miguel da Silveira. O mapa representa a Planta da Fazenda do Cercadinho em 1894, onde existiam duas casas de morada, a Fazenda Velha, de propriedade de Manoel Caetano, e a Fazenda Nova, de propriedade de Miguel da Silveira.

Detalhes do mapa fornecem indícios do modo de vida na fazenda. Aí se observam plantações de cana, café, roças, provavelmente de milho e mandioca, pastos e vegetação natural de capoeiras e capoeirões. É notável também a manipulação da água por meio de regos e açude.

X

Capoeira

Vegetação secundária composta por gramíneas e arbustos esparsos, que cresce após a derrubada da vegetação original.(Wikipédia)

X

Capoeirão

Estágio avançado de uma capoeira que ocupa grande extensão de um terreno e constitui vegetação densa e alta.