O projeto Águas na Cidade trata do impacto da urbanização sobre o ciclo das águas nas cidades. O desconhecimento generalizado da população acerca das manifestações concretas do ciclo hidrológico em meio urbano e a premente necessidade de recuperação da relação humana com a água, visando principalmente sua preservação e uso sustentável, torna obrigatório o tema nos currículos dos ensinos fundamental e medio. Dessa forma, o objetivo desta proposta é desenvolver material didático de caráter interdisciplinar, envolvendo professores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Educação e Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos e professores de escolas municipais e estaduais de Belo Horizonte (ensino fundamental, médio e EJA).
A produção desse material visa práticas pedagógicas de reconhecimento dos efeitos da ação humana sobre as condições físico-ambientais e dos territórios ocupados e da adequação dos assentamentos humanos a essas condições. Além disso, o acesso a esse conhecimento permitirá a ampliação da capacidade de avaliar as interrelações entre os condicionantes fisico-ambientais e a morfologia urbana, pela identificação e compreensão dos impactos ambientais provocados pelos processos de urbanização, bem como dos recursos disponíveis para seu eventual reequilíbrio, tendo por referencia a capacidade de suporte do território às atividades humanas.
A motivação desse projeto é uma constatação simples, que fizemos em inúmeras ocasiões de discussão pública da questão urbana (planejamento participativo, organização comunitária, fóruns regionais e nacionais, conselhos municipais etc.), a saber: uma parcela enorme da população adulta desconhece as manifestações concretas do ciclo hidrológico. Embora muitas pessoas tenham conhecimento abstrato do tema (aprenderam a sequência de precipitação, escoamento, armazenamento, evaporação, condensação), e algumas tenham conhecimentos concretos acerca de eventos do seu próprio espaço cotidiano (onde há; nascentes na vizinhança, que parte da rua alaga etc.), raramente relacionam uma coisa à outra com clareza e contundência. Poucos sabem, por exemplo, a que bacia pertence sua moradia ou em que medida cada quintal cimentado e cada monte de areia na calçada contribuem para aumentar as enchentes. E ainda mais distante do que soluções técnicas está a perspectiva de que nascentes, córregos e rios urbanos são recursos preciosos para a qualidade de vida nas cidades.
Entendemos que uma mudança de posturas e de ações individuais e coletivas a esse respeito depende, para além dos instrumentos técnicos e administrativos, de uma ampliação horizontal do conhecimento. O material a ser produzido se destina a estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, mas poderá ser utilizado com proveito também por estudantes do Ensino Médio. Em vários sentidos ele vem ao encontro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que têm sido adotadas em escolas públicas e privadas como referência para a estruturação do ensino nesses níveis.