Main menu:

Atividades

Localização: Escola de Engenharia / Campus UFMG

A programação do evento é estruturada de maneira a evitar, ao máximo, a ocorrência de atividades paralelas. Pretende-se, com isso, congregar o máximo de research paper writer participantes em torno das grandes questões debatidas. O Evento organiza-se nas seguintes atividades:

a)       Conferências de arquitetos e urbanistas convidados, de renome internacional que venham se destacando como pesquisadores na área e/ou com destacada produção de projetos de arquitetura e urbanismo. As conferências serão organizadas de forma a abrirem e fecharem as grandes sessões de apresentação de trabalhos. Ao abrir a sessão, o palestrante trará questões mais centrais e contemporâneas às temáticas que serão ali abordados. Nas conferências noturnas, abertas a um público maior, o foco será a apresentação da produção projetual do convidado.

b)       Sessões de Apresentação de trabalho: o corpo term papers principal do evento está organizado em entorno das sessões de apresentação de trabalhos acadêmico-científicos. Com chamadas abertas para submissão dos autores, os trabalhos recebidos serão selecionados por comissão científica composta por profissionais doutores de perfil acadêmico e/ou prático, garantindo o alto nível e a adequação dos assuntos abordados ao tema proposto. Os trabalhos deverão contribuir na construção da questão central do evento. Haverá duas formas de apresentação:

1.       Apresentação oral seguida de mesa redonda: Estão previstas 12 subsessões para a apresentação de 50 trabalhos ao todo, com 20 minutos para cada apresentação. As mesas redondas serão compostas por um conferencista e pelos autores dos trabalhos apresentados na sessão, sendo coordenadas por um debatedor convidado. O debatedor terá também o papel de apresentar um resumo crítico do estado da arte dos temas abordados na sessão e introduzir os participantes e trabalhos a serem apresentados. Em cada sessão haverá uma equipe de relatores que deverão registrar os assuntos debatidos, fornecendo material para os grupos de trabalho que poderão ser formados.

2.       Comunicação de trabalhos e Exposição de pôsteres: Os demais trabalhos aceitos pela Comissão Científica, serão expostos em forma de pôster por assuntos temáticos em local a ser freqüentado diariamente pelos participantes do evento, garantindo a sua visibilidade e comunicabilidade. A sessão de comunicação oral será organizada estrategicamente, permitindo que vários percursos temáticos possam ser seguidos. Objetiva-se com esta estratégia de apresentação de trabalhos, ampliar o número de trabalhos que possam ser apresentados e torná-los mais visíveis,  o que contribui para a construção de uma perspectiva mais panorâmica da variedade de abordagens e assuntos tratados pelos pesquisadores, professores e profissionais da área, principalmente no Brasil.

Instruções para Comunicação de Trabalhos

c)       Grupos de Trabalhos: as principais questões levantadas e discutidas nas mesas redondas serão apresentadas no encerramento do evento, com a intenção de se construir uma conclusão do evento visando a sua publicação posterior. Para isso, serão formados grupos de trabalhos, agrupados em torno de temas de interesse comum que poderão trabalhar junto à equipe de relatores de sessão.

d)       Exposição de projetos de Arquitetura e Urbanismo: com submissão aberta aos autores e seleção realizada por curadoria designada pela coordenação do evento, os projetos expostos deverão explicitar seus operadores conceituais e evidenciar seu processo, de maneira a contribuir aos objetivos do evento. Serão expostos entre 30 a 50 trabalhos, na forma de PROJEÇÃO de slides preparados pelos autores em ambiente expositivo a ser montado temporariamente no foyer da Escola de Engenharia.

Participantes da exposição de projetos do V Projetar: devido ao pequeno número de inscrições para a exposição de projetos, a Comissão Organizadora optou por inclui-las todas na programação, no sentido de criar uma tradição de exposição de projetos no evento, por considerarmos esta uma seção importantes para ilustrar os debates que se realizam no âmbito do encontro. Por esta razão, deixa de existir a Curadoria da Exposição de Projetos, passando as funções de arranjo e apresentação dos trabalhos inscritos a serem desempenhadas pela Comissão Organizadora do evento.

f)        Sessão Estudantes de Graduação: Espaço para apresentação de trabalhos (de projeto e análises críticas de projetos) de estudantes de graduação (a ser confirmado).

g)        EXPO ETSAM: Exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de arquitetura da Escuela Tecnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM), escola da Universidad Politécnica de Madrid – UPM. Local e datas: durante o V Projetar, 25 a 28/10, e na Escola de Arquitetura da UFMG (R. Paraíba 697 – Funcionários), de 01 a 04/11/2011.

 

 

Somente os participantes com inscrições pagas terão acesso às conferências e mesas redondas.