Main menu:

Sobre o Projetar

Consultem a Programação Final.

O Congresso V Projetar 2011 – Processos de Projeto: teorias e práticas constitui-se na quinta edição de uma série de eventos científicos voltados para público de profissionais e professores de Arquitetura e Urbanismo, com foco na área de projeto. O encontro Projetar nasceu em 2003 por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN, tendo como primeiro tema de discussão “Projetar: desafios e conquistas da pesquisa e do ensino de projeto.”

Após o evento em Natal, outros três foram organizados, consolidando o Projetar como um dos principais eventos científicos na área. O segundo encontro ocorreu em 2005, no Rio de Janeiro, sob organização do PROARQ/UFRJ, com o tema “Rebatimentos, práticas e interfaces.” Em 2007, o PROPAR/UFRGS sediou o terceiro encontro com o tema “Moderno já passado / o passado no moderno: Reciclagem, requalificação, rearquitetura”. O IV Projetar, com o título “Projeto como Investigação: Ensino, Pesquisa e Prática”, realizou-se em 2009 cidade de São Paulo por iniciativa da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Respeitando a periodicidade de dois anos, a Escola de Arquitetura da UFMG, com, com o suporte do Núcleo de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – NPGAU, assume a responsabilidade de organizar o quinto encontro no período de  25 a 28 de outubro de 2011, na capital mineira, Belo Horizonte.

Os encontros PROJETAR adotam o formato geral dos eventos científicos, contando com conferências de destacados profissionais e pesquisadores da área no contexto internacional, apresentação oral, comunicação e exposição de pôsteres de trabalhos acadêmico-científicos selecionados por comissão científica, mesas redondas e workshops. Esses encontros têm contribuído fortemente para o incremento da produção e publicação científica na área. O V PROJETAR mantém o mesmo perfil dos anteriores, procurando contribuir com a consolidação do evento, garantir sua perenidade, avançar na internacionalização e expandir e renovar a produção de conhecimento na área, para que se alcance uma prática e um ensino de projeto de arquitetura e urbanismo mais rigorosos, inovadores e plurais.

O V Projetar abrirá, também, um espaço para a discussão da produção arquitetônica e urbanística contemporânea no Brasil, congregando profissionais que queiram submeter seus trabalhos ao escrutínio analítico e crítico de seus pares e da academia, sob a curadoria de um grupo de professores da EAUFMG.

O Congresso pretende, como objetivo principal, estabelecer um fórum voltado para a construção teórica acerca do ensino e da prática do projeto arquitetônico e urbanístico a partir dos pontos de vista de profissionais diretamente envolvidos com essas instâncias. Com isso, pretende, também, consolidar e internacionalizar o evento PROJETAR como referência para a área do Projeto de Arquitetura e Urbanismo; contribuir na explicitação das especificidades do processo de projeto; promover a produção e publicação de trabalhos acadêmicos sobre os modos da prática e do ensino do projeto; propiciar a troca de experiências pedagógicas entre docentes da área; desenvolver, entre os discentes, a reflexão teórica acerca da prática do projeto como modo de se buscar a qualidade do espaço construído; propiciar a criação de redes nacionais e internacionais – profissionais, pesquisadores, professores e instituições – para o debate do tema, incentivando o intercâmbio acadêmico acerca do assunto abordado; e difundir experiências inovadoras voltadas para produção do projeto arquitetônico e urbanístico.