Main menu:

Conferencistas Convidados

Eduardo Arroyo: Um dos expoentes da nova geração de arquitetos espanhóis. É titulado pela Escola Tecnica Superior de Arquitectura de Madrid – ETSA, em 1988, onde é  Professor desde 1996. Fundador do Escritório NO.MAD, com vários projetos realizados e prêmios recebidos.

Data: 25/10, às 18:30 hs – “Construir incertezas”.

Helio Piñón: Graduou-se em Arquitetura em 1966 na Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), Espanha. Tendo iniciado sua atividade docente já nos anos de 1970, é autor de mais de uma dezena de livros que falam sobre o sentido estético e a vigência da arquitetura moderna. Leciona regularmente em cursos de pós-graduação de faculdades latino-americanas em Buenos Aires e Rosário (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Porto Alegre (Brasil), Santiago (Chile), Caracas (Venezuela) e Bogotá (Colômbia), sendo também Professor Extraordinário na Escola de Arquitetura da Universidade de Navarra (Espanha). Desde 1999, desenvolve suas atividades profissional e investigativa no Laboratório de Arquitetura da ETSAB.

Data: 26/10, às 8:30 hs – “Teoria do projeto”.

Marco Hemmerling: Professor da University of Applied Sciences Ostwestfalen-Lippe (Computer Aided Design em Arquitetura e Interiores), Detmold, Alemanha, e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computational Design and Construction. Estudou Arquitetura, Interiores e Media Management na Bauhaus University (Weimar), Politecnico di Milano e University of Applied Sciences (Bochum). Antes de estabelecer o seu escritório em Colônia, Alemanha, trabalhou com UNStudio.

Data: 26/10, às 19 hs – “Design computacional e construção no projeto”.

Jorge Mario Jauregui: Natural de Rosário, Argentina, Jorge Jauregui estudou arquitetura na Universidade Nacional de Rosario, onde atuou como professor de 1973-1976. Obteve seu diploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1991. Jauregui foi agraciado com o Grande Prémio na IV Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo, Brasil, em 1999 por seu trabalho sobre o programa Favela-Bairro, uma iniciativa de colaboração que tem transformado as favelas empobrecidas, na cidade do Rio de Janeiro e em seu entorno, em bairros funcionais. Além disso, este trabalho recebeu o Veronica Rudge Green Prize na categoria de Desenho Urbano da Harvard Graduate School of Design em 2000.

Data: Informamos que, por impossibilidades pessoais, a conferência do Arquiteto Jorge Jauregui foi cancelada.

Francisco Javier Seguí de la Riva: Arquiteto (ETSAM, 1964). Doutor em Arquitetura (1966). Graduado em Psicologia (U.C. de Madrid, 1968). Catedrático de análise de Formas arquitetônicas na ETSAM/UPM – Madrid desde 1974. Coordenador do grupo de pesquisa  “Hypermedia” da UPM (2005). Foi Coordenador de Pesquisa da ETSAM/UPM (1976-80), Diretor do Centro Superior de Desenho da UPM (1985/1989) e Chefe do Departamento de Ideação Gráfica Arquitetônica da UPM (1995-2004 e 2008 -).

Data: 27/10, às 19 hs – “A miserável condição da pesquisa em arquitetura”.

Alberto Peltáin e Fernando Casqueiro: Professores da ETSAM/UPM, Madrid.

Data: 28/10, às 11 hs – “Trabalhos de Conclusão de Curso da ETSAM/UPM”.