Considerações iniciais

Este trabalho apresenta os resultados referentes ao levantamento de informações sobre o tema da Habitação em trinta e três periódicos brasileiros de arquitetura, urbanismo e engenharia entre 1920 e 2000, atividade desenvolvida no Programa de Aperfeiçoamento Discente (PAD, 2004) do Departamento de Projetos da EAUFMG - "Alternativas para a Habitação Contemporânea". Entre os periódicos, temos: A Casa, Acrópole, Arquitetura IAB, Arquiteto, Arquitetura e Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Arquitetura Contemporânea, Brasília, Módulo, Projeto.

A organização destes periódicos foi feita por meio da categorização de artigos, textos, encartes e material publicitário, em sete assuntos referentes à habitação: o uso do concreto, sistemas construtivos, economia e financiamentos, habitação, legislação e normalização, processos participativos, e outros. Os assuntos foram estabelecidos em função das hipóteses levantadas para a pesquisa: predomínio da indústria de cimento na construção civil brasileira dos últimos 70 anos, a incompatibilidade da maioria dos sistemas construtivos pré-fabricados com a autoconstrução e as reformas e as características da legislação e dos sistemas de financiamento. Este levantamento foi transportado para uma planilha (software Excel), numerados em 3142 registros.

O objetivo do recorte aqui disponibilizado é apontar as diferentes formas de apresentação da questão habitacional em publicações especializadas. Para tal, artigos e anúncios considerados de especial interesse foram digitalizados. Entendemos que estes não refletem propriamente a situação real em cada momento histórico, mas sim interpretações, discussões e idealismos sobre o problema habitacional. Selecionamos alguns temas para a análise: espaço urbano, espaço da habitação, técnicas e materiais. A partir deles procuramos rastrear os enfoques dos veículos de divulgação em cada década e as mudanças no modo de apresentar o problema e suas supostas soluções ao longo do tempo.



Seguir para os anos 20 ...