Teoria crítica da arquitetura

Silke Kapp

Ver sumário

Projeto gráfico e diagramação: José Camilo Carlos Júnior,
Isabela Izidoro, Silke Kapp
Capa: Junia Penido, José Camilo Carlos Júnior
Desenhos: Junia Penido
Preparação: José Camilo Carlos Júnior, Silke Kapp
Revisão: Alexandre Bomfim


N-1 edições
Editores-chefes: Peter Pál Pelbart, Ricardo Muniz Fernandes
Coordenação editorial: Gabriel de Godoy
Assistência editorial: Inês Mendonça


ISBN: 978-65-6119-035-0
335p | 15cm x 23cm x 2,5cm | 630g
Belo Horizonte
2024

 

 

 

 

Sobre o livro

Entendendo arquitetura num sentido mais amplo do que ‘coisa feita por arquitetos’, este livro a examina como parte da sociedade e de suas relações de dominação. O que constituiria uma arquitetura que não fosse um instrumento de dominação do trabalho nos canteiros, que não promovesse a reprodução das relações de produção pelo espaço, que não domesticasse a vida cotidiana e não podasse nossa imaginação? Que tipo de prática arquitetônica poderia ajudar ou, pelo menos, não dificultar transformações emancipatórias? E qual seria a atuação de arquitetas e arquitetos numa mobilização de protesto, resistência ou combate?".
“O livro Teoria crítica da arquitetura de Silke Kapp, belamente editado, fertiliza a capacidade de reflexão e de diálogo acerca dos dilemas da arquitetura, de seus campos de forças, de lutas e de porvires — com seus espaços 'favoráveis à felicidade' — que teimamos em construir” (Ana Fernandes).

 

 

 

 

 


Controlando o movimento
da espátula pelo indicador
apoiado na parte de aço

Ilustração de
Junia Penido, 2024

Perspectivas teórico-críticas  |  Economia no campo arquitetônico  |  Artes e manufatura da construção   Produção capitalista do espaço cotidiano  |  Dialética de projeto e uso  |  Transformações  

 

 

 

 

Adicionando água à mistura de cimento e areia

Ilustração de
Junia Penido, 2024


 

Sobre a autora

Silke Kapp é pesquisadora e arquiteta filosofante, que gosta de canteiros de obras, inclusive dos utópicos. Seu foco são teorias críticas e práticas experimentais, com ênfase nos Estudos de Produção. Em 2020, também publicou o livro Canteiros da utopia.

 

Marcando o forro de gesso com a linha
esticada e engrafitada

Ilustração de Junia Penido, 2024