A versão em papel da Coleção Autogestão de Moradias é gratuita. Para receber os três exemplares pelo correio, envie um email para mom.editorial.eaufmg@gmail.com, com seu nome, seu endereço completo e o comprovante de um pix de R$20,00 (despesa de embalagem e envio) para o CPF 276.427.556-00 (Roberto E. dos Santos).

O selo editorial MOM reúne abordagens críticas e perspectivas de transformação sócio-espacial, mobilizando os campos da arquitetura, do urbanismo, das artes e das ciências humanas e sociais. Ele é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa MOM e integra a Editora da Escola de Arquitetura da UFMG. Esperamos que os livros produzidos sob este selo ofereçam materiais a estudos, práticas, imaginações e experimentos de sociedades e espaços para além da catástrofe atual.

 

 

 

Sonhos em série:
arquitetura e pré-fabricação nas margens do capitalismo

Silke Kapp e Roberto dos Santos (eds.)

Os ensaios em Sonhos em Série investigam a trajetória da pré-fabricação desde o pós-Segunda Guerra Mundial, quando essa solução ganhou imensa visibilidade. Ela prometia resolver o problema habitacional global, não no centro, mas nas margens do capitalismo industrial: países dos antigos segundo e terceiro mundos, como a Rússia (Soviética) e o Brasil. Por que justamente aí? E por que retormar essa discussão agora?

Saiba mais

 

 

 

H2O e as águas do esquecimento

Ivan Illich

Ivan Illich nos conduz por uma história das águas naquela cultura ocidental que deu origem às sociedades capitalistas urbanas. Mergulhar no seu texto faz entender de onde vieram os pressupostos ‘modernos’ acerca das águas e de sua relação com a cidade. Como pudemos esquecer as águas de Mnemosine? Como as transformamos em mero H2O, um líquido que sai clorado das torneiras, circula em manilhas sob o asfalto e transporta dejetos e minério?

Saiba mais

 

 

 

Aprender com as águas do Cercadinho

Renata Oliveira

Aprender com as águas do Cercadinho abrange dois temas à primeira vista desconexos: o da pedagogia e o das águas urbanas. A costura entre eles está na perspectiva de construção (urgente) de uma cidade em que a natureza não humana seja valorizada e respeitada. O que o livro procura explorar, a partir da pesquisa e da atuação da autora na bacia do Cercadinho, é uma pedagogia feita em diálogo com escolas de ensino fundamental e outras organizações.

Saiba mais

pdf
comprar

 

 

 

Teoria crítica da arquitetura

Silke Kapp

Prefácio Ana Fernandes

"O que constituiria uma arquitetura que não fosse um instrumento de dominação do trabalho nos canteiros, que não promovesse a reprodução das relações de produção pelo espaço, que não domesticasse a vida cotidiana e não podasse nossa imaginação? Que tipo de prática arquitetônica poderia ajudar ou, pelo menos, não dificultar transformações emancipatórias? E qual seria a atuação de arquitetas e arquitetos numa mobilização de protesto, resistência ou combate?"

Saiba mais

pdf
comprar

 

 

 

Coleção Autogestão de Moradias

Roberto dos Santos e Giselle Mascarenhas

Apresentamos os três primeiros volumes da Coleção Autogestão de Moradias, resultantes de dois projetos de pesquisa e extensão realizados pelo Grupo de Pesquisa MOM acerca de vinte conjuntos habitacionais construídos por autogestão em Belo Horizonte, entre 1997 e 2012. Os livros são um registro inicial das memórias das pessoas que se engajaram nesses empreendimentos, desde a mobilização e a conquista dos terrenos até a entrega das chaves.

Saiba mais

pdf 1
pdf 2
pdf 3
em papel

 

 

 

Moradia e outras margens

Silke Kapp e Ana Paula Baltazar (eds.)

Os dois volumes de Moradia e outras margens reúnem parte da produção do grupo de pesquisa MOM, entre 2004 e 2021, em textos revisados, traduzidos, contextualizados e anotados, que se agrupam por temas atratores: Balizas, Contraprojeto, Interfaces, Políticas de habitação, Discussões pedagógicas, Cotidianos, Favelas e heteronomia, Construção da periferia, Histórias de canteiro, e Outras histórias.

Saiba mais

pdf 1
pdf 2
comprar

 

 

 

Construção do desenho clássico

Sérgio Ferro

"Quando se admite o peso da construção para o processo global do capital, parece claro que o curso histórico da arquitetura na Idade Moderna é essencialmente determinado pela lógica da mercadoria, por coerções, embates e lutas de classe, por técnicas de dominação ou, enfim, pelas relações de produção e propriedade a que a construção está submetida.[...]"

Saiba mais

 

 

 

Canteiros da utopia

Silke Kapp

Prefácio Sérgio Ferro

"Canteiros da Utopia não é um livro de arquitetura. Não um livro de arquitetura como aqueles que se alojam nas prateleiras dos arquitetos e pouco contribuem para avançarmos como profissão. Mas é, sem dúvida, um livro que os arquitetos não podem deixar de ler. O argumento, pelo tanto que se desvia do lugar-comum [...]"

Saiba mais

pdf
comprar

 

Páginas entreabertas de Canteiros da Utopia

Conversas sobre o livro, centradas numa pergunta proposta por uma pessoa convidada, que ocorreram semanalmente de 15/06/2021 a 27/07/2021.

Conselho editorial:

Ana Paula Baltazar

João Marcos de Almeida Lopes

Margarete Maria de Araújo Silva

Roberto E. dos Santos

Silke Kapp

Tiago Castelo Branco Lourenço

mom.editorial.eaufmg@gmail.com