2021

Encontros virtuais em sábados letivos no segundo semestre

21/08
Horário: 9h às 10h20 (turma 1) e 10h30 às 12h (turma 2)
Sensibilização para a presença das águas na cidade.
25/09
Horário: 9h30 às 11h20
Vídeo “São Paulo e suas águas”, discussão de como a urbanização afeta as dinâmicas naturais das águas; o comportamento das águas na Bacia do Cercadinho, discussão das imagens mapeadas dos estudantes.
23/10
Horário: 9h30 às 11h20
As fontes e os tipos de poluição das águas.
04/12
Horário: 9h30 às 11h
Identificação das fontes de poluição das águas e das causas de inundação na Bacia do Cercadinho.
11/12
Horário: 7h30 às 9h
Alternativas técnicas, projetos e ações na Bacia do Cercadinho. Debate convidados Carla Magna (ambientalista) e Rodrigo (professor de geografia da escola).

2022

Oficina de Demarcação de Bacias

26/03
Oficina como parte das atividades de boas vindas dos estudantes da graduação da EA no retorno presencial da UFMG, com a participação de sete estudantes de arquitetura e um de design.

Escola Municipal Professora Efigênia Vidigal

1º Semestre

13/05
Apresentação do projeto pelo Leo e escuta das questões dos estudantes.
Confecção de maquete genérica dos elementos morfológicos.
20/05
Continuação da confecção de maquete genérica dos elementos morfológicos.
27/05
Reconhecimento da bacia do Cercadinho e da circunstância da EMPEV em diversos tipos de representação espacial, como maquetes, mapas e imagens de satélite.
03 e 10/06
Confecção de maquete da circunstância da EMPEV.
26/06
Conversa sobre as águas na cidade com apresentação de instrumentos de diálogo no computador.
01/07
Elaboração de desenhos com as impressões a respeito das temáticas abordadas nas oficinas.
09/07
Atividade de ligar as fotos com a imagem aérea para identificar diferentes situações dos córregos e reconhecimento da paisagem da Bacia do Cercadinho.

2º Semestre

16/09
Retomada dos trabalhos e explicação geral das questões trabalhadas no semestre passado e dos próximos passos.
30/09
Visita às margens do Córrego Ponte Queimada.
14/10
Identificação dos lugares do cotidiano dos estudantes (escola, casa, espaços de brincar, etc.) na imagem de satélite do entorno da escola relacionando com o relevo e a presença da água.
04/11
Elaboração de desenho da paisagem da vizinhança de onde mora, ou da escola, considerando o relevo (pontos mais altos e mais baixos) e o caminhamento da água.
Caminhada pela escola com identificação de elementos de direcionamento das águas, áreas permeáveis e pontos de empoçamento.
18/11
Elaboração de desenhos, tendo como base a planta da EMPEV, registrando as observações do comportamento da água pluvial no lote da escola.
25/11
Leitura em grupos e dinâmica do conto “Tatá, Pepe e Gigi: as três gotinhas de chuva”, publicado no livro “A convenção dos ventos: agroecologia em contos”(2016), de Ana Primavesi.
Conversa sobre as ações desenvolvidas em 2022, registro através de desenhos das impressões a respeito da temática abordada nas oficinas.

2023