O que é

Terra Comum é um projeto artístico / arquitetônico que envolve a criação de trabalhos, pesquisa e debates. Terra comum implica uma busca por outros modos de ocupar e usar a terra, o ar e o subsolo para além do princípio estrutural da propriedade, seja ela pública ou privada .

Nossa formação cultural é baseada no princípio hegemônico da propriedade e da exclusão, e pouco conhecemos, em nossas vidas, o que seria algo para além deste princípio. Os discursos produzidos hoje visam, cada vez mais, proteger o direito à propriedade, confundir e tornar nebuloso o direito aos bens naturais como um bem comum, impondo a necessidade de privatização em prol de uma suposta democratização e melhor distribuição.

A natureza foi transformada em recurso, as terras cercadas por grandes proprietários sob o argumento da produtividade, ou foram transformadas em reservas ambientais públicas a fim de serem protegidas, tornando-as, por outro lado, vulneráveis aos interesses econômicos privados. Diversas são as estratégias para retirar os direitos, proibir o acesso, destruir os afetos e culturas e levar a crer que o progresso é necessário contra o atraso.

Terra comum se pauta na crença no atraso, na terra, no ar e no subsolo comuns como uma forma de resistência ao desenvolvimentismo.

Quem somos

Louise Ganz

Ana Paula Baltazar

Contato

louiseganz@gmail.com

baltazar.ana@gmail.com

Topo