Desde 2022, o projeto tem atuado em inúmeras frentes. Dentre elas:
Dispositivo constituído de placa de PVC com indicação do endereço e gancho para acomodação do lixo
doméstico. As
placas são instaladas por adesão voluntária de moradores das vilas integrantes do conjunto de favelas da
Serra/BH, tendo sido instaladas em 75 moradias das Ruas Ritmo e Flor de Maio.
Parceiros potenciais: comerciantes, fabricantes logistica reversa
@maisfavelamenoslixo
Os mapas informativos pintados no extenso muro frontal da Escola Municipal Professor Edson Pisani
apresentam:
1) o conjunto das oito favelas do complexo da Serra;
2) o detalhamento das duas favelas que concentram o maior
número de alunos da Escola, as Vilas Cafezal e a Fátima;
3) os principais pontos de referência para
moradores da
região e as rotas dos serviços de coleta de lixo nas 2 vilas.
O Caminho do Entulho é um jogo onde o jogador leva entulhos que produz no dia (representado por uma rodada) para um ponto de descarte entulho, de maneira que através da cooperação com outros jogadores, sejam propostas as melhores soluções possíveis. No jogo os participantes poderão entender os pontos de deposito irregular de entulho na Serra e as formas de descarte mais positivas para a cidade. Assim poderão abordar de forma autônoma questões e problemáticas que estão associadas à geração do resíduo da construção civil e aos impactos cotidianos gerados quando a disposição do entulho é negligenciada (ex: obstrução de vias e bocas de lobo, contribuindo para agravamento de enchentes, poluição dos cursos d’água, por fim: depreciação dos espaços públicos e naturais).
Documentário retratando o cotidiano da Favela através de uma moradora e estudante da Escola Municipal Edson Pisani na EJA - Educação de Jovens e Adultos. Dona Cleusa e seu companheiro são catadores de materiais recicláveis há várias décadas como principal fonte de renda familiar. O Documentário é composto de 2 partes, postadas independentemente, utilizadas como material didático-pedagógico.
Pesquisa por informações e referências sobre carros abandonados em locais públicos com divulgação aos moradores a partir de informativo sobre procedimentos adotados pela PBH para remoção desses veículos. Além do informativo, foram produzidos adesivos que, aplicados a vários veículos que impactavam a circulação urbana, alertavam a população com o passo-a-passo para eventuais denúncias.
Informativo para estudantes-moradores da EMPEPI sobre processos de compostagem de resíduos orgânicos junto com oficina de plantio e distribuição de mudas de espécies variadas com utilização de composto orgânico.
Estudo de possibilidades de destinação do entulho produzido cotidianamente nos processos de autoprodução de moradias nas favelas da Serra. A pesquisa envolveu a produção de modelos em escala reduzida para apresentação e discussão de sua aplicabilidade junto aos estudantes|moradores da EJA - Educação de Jovens e Adultos da EMPEPI.