CERCADINHO NA HISTÓRIA DE BH / SUA IMPORTÂNCIA COMO MANANCIAL

A importância do Córrego do Cercadinho para Belo Horizonte remonta ao final do século XIX, pois ele era um dos mananciais previstos nos estudos de abastecimento d’água da nova capital, tal como registra o volume I da Revista Geral dos Trabalhos da Comissão Construtora da Nova Capital.

Em 1894, técnicos da Comissão Construtora realizaram a medição de águas do Córrego e também o levantamento topográfico da parte da bacia hidrográfica em que estava localizada a Fazenda do Cercadinho.

Esses levantamentos estão registrados nas cadernetas 152, 337 e 338 da Comissão Construtora da Nova Capital.

Hoje a bacia hidrográfica do Córrego Cercadinho tem cerca de dois terços de sua área urbanizados, o restante permanece preservado e ainda contribui para o fornecimento de água para Belo Horizonte.

A caderneta 338 pode ser folheada em outra seção desta mostra.

X

Manancial

Fonte de água doce superficial ou subterrânea utilizada para abastecimento público, seja para consumo humano ou para desenvolvimento de atividades econômicas.(Ministério do Meio Ambiente)

X

Levantamento topográfico

Desenho que representa uma porção de terreno por meio de convenções, como as curvas de nível.

X

Bacia hidrográfica

A Agência Nacional de Águas (ANA) define bacia hidrográfica como um conjunto de superfícies vertentes constituídas pela superfície do solo e de uma rede de drenagem formada pelos cursos d'água que confluem até chegar a um leito único no ponto de saída (foz).